Notícias‎ > ‎

Via Aha! Aha!

postado em 19 de nov de 2009 06:06 por Lucien C.
22 de Julho de 2009

O ViaAha! é um trabalho transformador, amoroso, focado, de inteligência coletiva e que represente um salto de qualidade profissional e pessoal. Trata-se de um acompanhamento individual. Um formato de coaching/counseling diferenciado, vivencial; e que, tendo a andragogia como eixo, passa pelas diversas áreas do conhecimento de forma a buscar soluções criativas e reflexivas. Tudo começa com uma simples pergunta: “Qual é o seu pedido?”.


capa-cartoon webDurante 6 encontros semanais de 1h, com a seguinte equipe:

• A educadora Anita Prado Ferraro e a psicóloga Maria de Fátima Rodrigues, que atuam como “balizadores” em busca do pedido feito,

• O artista Woody, que desenvolve material gráfico e em vídeo, desenvolvido com auxílio de dois ajudantes. Vale qualquer coisa que o participante sonhar, desde que seja seu pedido mais sincero.

Permitir-se sonhar para além das vicissitudes do dia-a-dia traz um resgate de esperança a este profissional “submerso” no trabalho de cuidar. Também traz leveza ao ambiente. Mas acima de tudo, possui uma importância muito maior. Afinal, ao longo do processo o participante é acompanhado em ações práticas e, se não atinge completamente seu objetivo, percebe-se capaz de chegar lá por meio da CRIATIVIDADE. A equipe utiliza-se de:

*PEDIDO – o Pedido é um ponto traçado no futuro. Serve para alinhar as ações de auto-conhecimento e representam um problema a ser resolvido, uma meta, algo que dê sentido maior à vida.

*SÉRIE DE PERGUNTAS – durante os encontros, o objetivo maior é perguntar e ouvir – de forma a estreitar laços com o participante e esclarecer tanto seu pedido quanto sua situação atual. O objetivo é caminhar com o participante para o mais próximo possível da concretização do Pedido.

*LEITURA DA PAISAGEM – é uma visita física ao local do consulente, seja sua mesa ou até mesmo sua casa.

*CARTOGRAFIA PESSOAL – conjunto de mapas da personalidade do consulente. Estes podem ser entregues paulatinamente ao longo dos encontros ou todos em um só kit, ao término do ViaAha! *TRABALHOS MANUAIS (“Metendo a Mão na Massa”) – em um dos encontros, é pedido ao participante que desenvolva algo com as mãos – normalmente uma receita, como um bolo ou biscoitos. As mãos estão diretamente atreladas ao fazer e à alquimia. *PESQUISAS – os profissionais “balizadores” fornecem ao participante, pesquisas e indicadores relacionados ao seu Pedido.

*ACOMPANHAMENTO VISUAL – por meio de representações artísticas (cartoons, pequenos vídeos, materiais impressos), o consulente vê a si mesmo com outros olhos, criando-se assim’condições propícias ao “insight” – daí o nome ViaAha!, ou seja, “por meio da descoberta”.

*DIÁRIO DE BORDO – pasta que fica com o participante e na qual ele guarda suas páginas, pesquisas, tarefas etc.

*SENSÔMETRO – instrumento de aferição dos resultados atingidos. O ViaAha! surgiu tendo como inspiração o Ócio Criativo de Domenico deMasi e a Escola da Ponte de José Pacheco. Baseia-se na maiêutica de Sócrates e na Paidéia grega, e quem melhor o fundamenta são os criadores da transdisciplinaridade: Basarab Nicolescu e principalmente Edgard Morin. Melhorias esperadas: • na relação com os parceiros profissionais, • nas relações familiares, • no equilíbrio entre trabalho e lazer, • no empenho quanto ao desenvolvimento profissional (cursos, qualificação etc) Para maiores informações, mande-nos um e-mail.
Comments