Notícias‎ > ‎

Companhia dos Amigos

postado em 19 de nov de 2009 05:49 por Lucien C.   [ 19 de nov de 2009 05:54 atualizado‎(s)‎ ]
Por Fabio Woody
13 de Março de 2009

resized_ciaamigos

Você conhece seus vizinhos? E a comunidade em seu entorno? Seu prédio assemelha-se a uma comunidade, ou a uma construção fria e sem alma?

Nós, da Escola AHA!, em mais uma parceria bem-sucedida com a construtora Obracil, fomos responsáveis pela criação de um edifício sustentável de fato, não somente em termos ambientais mas principalmente em termos humanos.

Trata-se do Companhia dos Amigos, um edifício desenhado para casais recém-casados, moradores sozinhos e pessoas na "melhor idade". Repleto de soluções sustentáveis e criativas, o Companhia dos Amigos foi realizado com o objetivo de provar que é possível alimentar relações sociais mais humanas, mesmo em plena Sampa.

Algumas de suas soluções sustentáveis e criativas:
- herbarium, horta orgânica, árvores frutíferas
- em vez de um porteiro, o prédio possui um caseiro
- doação de 2 livros: um para uma biblioteca comunitária do próprio prédio, e outro para uma escola pública da região (brooklin, São Paulo)
- doação de 2 receitas, uma doce e uma salgada. Estas receitas compõem o Livro dos Moradores, contendo as histórias de cada receita (contadas e assinadas pelos moradores da cada apartamento)
- Termômetro da Amizade: um dispositivo eletrônico que informa o estado de ânimo de cada morador, gerando uma maior interação entre os apartamentos
- captação de água da chuva
- Sistema ECO5 de gestão sustentável, com educação integral para os funcionários da obra.

O edifício será inaugurado em abril próximo.

O vídeo abaixo é a primeira parte do acompanhamento da obra em vídeo. Reparem na horta e como ela foi cultivada. mais uma vez estamos subvertendo o pensamento tradicional... e tentando trazer mais humanidade para as relações!

Um novo vídeo (O Sal da Terra parte 2) está sendo produzido, mostrando toda a continuidade da construção e do programa de educação feito durante a obra. Assim que "sair do forno", o INSPIRATÓRIO o publicará para compartilhar com todos os webnautas.



Comments